Diário de Bordo


1ºDia:
(24.01.11>Segunda feira) 
Nosso primeiro encontro estava marcado.Pra alguns primeiro encontro,para outros reencontro,mas todos cheios de expectativas e inquietações do tipo:Quem é esse cara?Como será a peça este ano?Que personagem vou ganhar?
Era evidente e natural como cada um estava recuado,armado e principalmente ansioso.Afinal são novas pessoas que surgem a cada ano e sabemos que passaremos os próximos três meses juntos.Se por acaso for verdade que a primeira intenção é a que fica,então devo montar um personagem que agrade a todos.
E assim foi!
Cada um foi montando sua personalidade nas palavras carregadas de "humildade" e "espiritualidade".
È trágico e cômico ver como nos apegamos a clichés e jargões e que muitas vezes eles são bem contraditórios ao próprio cristianismo.Pois bem!Tenho dezenas de pessoas com menos qualidade que eu?Definitivamente não!
La estava eu espalhado em diversas formas e personagens...
Começamos então o primeiro ensaio de 2011 assim.Assumindo nossas inseguranças,nossas qualidades e defeitos e tendo em vista que somos iguais,podemos conviver de uma forma muito mais harmoniosa e tranquila.
O primeiro exercício foi o de quebra-gelo.
Quebra-gelo:
Objetivo:Unificar o grupo e apronfundar o relacionamento de toda equipe.
Exercício:Cada integrante fala seu nome um após o outro.Separa-se um grupo de pessoas que serão os carrascos.
Depois são divididos duplas distintas com os que restaram e é perguntado para cada um da dupla o nome do seu parceiro.A resposta dada é que permanece.Ex: Qual é o nome dessa pessoa?Resposta: Não sei!
Então ela se cahamara não sei até o termino do exercicio.
Duplas separadas e nomes ditos,uma pessoa de cada dupla sai da sala.Os carrascos fazem um circulo em volta das pessoas que ficaram na sala, e elas devem gritar o nome de seus parceiros todos ao mesmo tempo.O parceiro do lado de fora deverá lembra do nome que lhe foi dado caso não seja o seu prórpio nome e ao ouvir deve dirjir-se ao seu parceiro e lhe dar a mão.
O exercício prosegue até que todos estejam novamente com sua dupla e então inicia-se a segunda fase.
Segunda fase:
Para soltarem da mão do outro(dupla) é necessário o pagamento da fiança estipulado pelos carrascos.Esta parte dos castigos fica por parte da criatividades deles,de preferencia propostas que já trabalhem conceitos teatrais.
Exercício dado e agora o clima é muito mais familiar:Rostos alegres,corpos relaxados,os piadudos se soltando e agora o bate papo sobre o exercício.
O que cada um percebeu sobre o jogo proposto e onde isso pode ser aplicado na proposta do espetáculo.
Foram pontuados:
*Concentração *Comunhão *Presença cênica *Desinibição *Objetivo e foco.
Foi um belo inicio de ensaio,a equipe ja se mostrou disposta a enfrentar novos desafios e principalmente a ser respeitarem mutuamente.Todos saimos com a sensação de que conhecemos novos integrantes de nossa familia...Foi maravilhoso...Tomara que essa primeira impressão permaneça!
Presença: 35 pessoas




2ºDia:      
(28.01.11>Sexta-Feira) 

 Segundo encontro, muito mais animação.

Hoje o pessoal veio mais a vontade, motivado e unido. O que facilitou muito a integração das pessoas que chegaram. Sim!Ainda não é um grupo fechado, pessoas vão chegando com o decorrer da montagem. Mas para não acontecer como nos outros anos que alguns caras de pau chegam à semana da apresentação ou até mesmo no dia para participar, estabelecemos um prazo limite, que seria suficiente para que todos soubessem do espetáculo e pudessem se inscrever. Que no caso foi escolhido o dia 21.02.11. Um mês praticamente após o inicio. O que para alguns já é loucura demais.
Enfim, povo integrado, segundo dia. Começamos então a levantar o que chamo de pulgas. Inquietações, questionamentos sobre a história que vamos contar. Que por incrível que pareça fala da fé que nós Cristãos confessamos e que a grande maioria não vê a enorme quantidade de paradoxos entre o que falamos e o que vivemos.
Decidi usar os próprios ensaios para levantar e debater essas questões, pois penso que essa história deve ser mais que contada, ela deve ser vivida por cada um de nós.
Após questionar, reuni todo o povo e fomos em direção a rua. Alguns olhares já demonstravam medo do que podia acontecer. Disse que iríamos até a praça central da cidade cantando algumas musicas e foi o que fizemos.
Objetivo:
*Analisar nossa postura frente a sociedade quando assumimos aquilo em que acreditamos.
*Lidar com a exposição frente ao público.
*Desinibição.
Ao chegarmos à praça fizemos um ensaio ao ar livre. As pessoas que por lá passavam ou que já estavam, ficavam olhando curiosas para aquelas pessoas reunidas ali fazendo algumas micagens que imagino eu sejam desconhecidas a eles.
Quando voltamos a sala de ensaios cada um falou sobre seu sentimento diante da ação.
Falamos sobre o quanto somos desunidos mesmo acreditando em um mesmo Cristo.
Quantas coisas nós podemos fazer para o bem de nossa sociedade, mas não fazemos por nos fechar em nossas paredes.
Após esse bate papo, fizemos um exercício de cenas curtas de improviso com o tema: Cristianismo
Cada grupo mostrou através de suas cenas suas inquietações sobre religiosidade Cristianismo.
O bom é que a maioria percebeu que uma coisa é bem distinta da outra.
Lá se foi mais um dia e fica o sentimento de bons momentos em família, que é o que esta se tornando esse grupo.È muito legal,pessoas de várias idades trocando suas experiências,aprendendo um com o outro e aplicando o evangelho a sua realidade.
Que venha a nós o teu Reinooo!!!!!!!!!!!\0/\0/\0/\0/
  3ºDia:
(31.01.11-Segunda-Feira)
O ensaio foi a céu aberto, aproveitando as maravilhosas noites de verão que tem feito em Ribeirão-Pires.
Em plena praça central os atores desenvolveram a percepção de movimentos em um exercicio proposto por nossa preparadora corporal,Alliny Karla.Depois voltamos ao salão de ensaios,onde tivemos exercícios individuais para que eu pudesse conhecer melhor cada um artistica e pessoalmente.Foi um ensaio bem descontraido.A intenção é o que o ambiente seja acima de tudo,de muita harmonia e cumplicidade.
O que é muito interessante por se tratar de uma história dessas é que estamos tendo a possibilidade de exercer os ensinamentos de Cristo a cada dia juntos.Tem sido maravilhoso.

4ºDia:
(04.02.11-Sexta-feira)
Novamente em praça publica,o ensaio foi bem produtivo.
Trabalhamos a idéia de coralidade juntamente com a ocupação do espaço cenico.
Quatro grupos foram formados e receberam um texto para decorarem,o qual falariam juntos enquanto desenvolviam alguma performance corporal prosposta pela Alliny.
O elenco em sua maioria é formada por pessoas comuns,não envolvidas com teatro.Outra parte é feita por artistas amadores e um minoria é composta por artistas formados.
Tudo isso se torna um desafio ao propor um exercicio cênico,pois já se espera pela limitação da maioria.Logo o que pretendo fazer é criar uma pedagogia para que estes não acostumadoes com teatro,entendam o minimo possivel de corpo,presença cenica e todas tecnicas que envolvam a encenação,para depois então,trazer-lhes as cenas.
Apesar de todos estes detalhes,tenho ficado muito feliz com os resultados.Acredito que resultara num trabalho bonito,emocionante e supreendente em relação as edições anteriores.
Exercício corporal:
Explorando os Sete Níveis de Tensão:
   O Exercício dos “Sete Níveis de Tensão” tem como base a teoria de Jacques Lecoq, um grande estudioso do corpo do ator. Em cada um dos níveis podemos ter um contato com o tônus que nosso corpo pode explorar para cada tipo de representação. No caso da nossa peça pretende-se uma tensão relativa aos atores de rua, que precisam de grande repercussão corporal para suas representações. Os Sete níveis, para melhor entendimento, estão divididos em etapas (algumas modificadas por mim, para melhor compreensão): Mínimo Esforço, Folhas ao vento, Bêbado, Sustentado, Decisão, Paixão, Extrema Paixão. Sendo que o que será fortemente explorado e trabalhado por nossos atores é a “Paixão” o teatro próximo da máscara,o nível que não pode ser jogado como na vida, já é um teatro estilizado. 
   Praticamos pouco, mas já deu para perceber que não é um Nível fácil, pois exige muito trabalho e resistência corporal, precisamos nos preparar para encarar esse novo desafio! Buscando um corpo com grande força cênica, um corpo 'teatralizado'.
Alliny Costa
Preparadora Corporal




  5ºDia:
(05.02.11-Sábado)
Sabadão...duas horas da tarde...Cheguei ainda pesado do almoço.O dia muito ensolarado e lá estavam eles...Estavamos em 20 pessoas,o que ajuda muito para trabalharmos mais a fundo em alguns aspectos.E foi o que fizemos!
Após um exercício de alongamento,propus para os atores um exercíco de desinibição e improviso onde eles tinham que montar um corpo não cotidiano e caminhar um em direção ao outro,se encontrarem,rirem um da cara do outro e sairem.
Demos boas gargalhadas e vimos grandes possibilidades em cena.
Depois varios jogos de improviso foram prospostos,temos mais gargalhadas.
Dividi a turma em duplas e trios e dei-lhes cenas para representarem.Terminamos a tarde com boas lições teatrais e possiveis ganhadores de pápeis na peça.


6ºDia:
(07.02.11-Segunda-Feira)
Muito calor em Ribeirão-Pires e o jeito é apelar pra praça novamente.
Apesar da possibiblidade de chuva,preferimos arriscar do que ficar na sala de ensaios que até então era pequena para o tanto de pessoas presentes.
Já na praça começamos a preparação corporal e logo após foram propostos exercicios de unidade e coralidade.
O curioso é que o exercicio logo foi incorporado a realidade.Começou a cair uma forte chuva e todos estavam lá sem reclamar,em cima do palco da praça,que é coberto.Enquanto a chuva aumentava,lá estavam eles concentrados no exercicio,até que a luz se apagou e ficamos no escuro em meio a uma forte tempestade.O que não nos desanimou em nada.Muito pelo contrário.Todos se sentaram e ficamos cantando juntos até que a chuva parasse.
Com certeza foi o melhor exercicio de unidade que podiamos ter.
  

8ºDia:
(09.02.11-Quarta-Feira)
No ensaio de hoje,dividimos cenas e nucleos para começarmos a sentir cada ator.
O resultado foi bem satisfatório e podemos ver cenas interessantes montadas pelos proprios nucleos.
A idéia de trabalhar a multidão como coralidade tem crescido cada vez mais dentro deste processo,com certeza será usado na melhor hora.
Enfim,foi um ensaio simples e objetivo e graças a Deus temos avançado muito para a realização deste espetaculo. 


9º Dia:
(11.02.11-Sexta-Feira)
Uma das cenas mais importantes de todos os anos é a cena do nascimento de Jesus.
A cada ano escolhemos um bebe pra representar esse momento...E neste ano o Lucas foi escolhido!
O detalhe é que ele ainda não nasceu...Ele nascerá um mes antes da apresentação.
Então fizemos algo muito especial,pois resolvemos fazer um chá de bebe surpresa na hora do ensaio.
Tomamos o devido cuidado para a mamãe não se emocionar demais e o Lucas chegar antes do tempo.
Foi ai que disse que ensaiariamos as cena do nascimento,mais especificamente quando os magos do oriente trazem os presentes.
Então anunciamos a surpresa e cada um deu seu presente a mamãe do Lucas que abriu um a um.
Tudo isso foi o resultado de uma união que só vem crescendo a cada dia.Cada um se preocupando e ajudando aos outros no que for possivel.
Logo depois do presentes celebremamos com "comes e bébes".Foi uma confraternização que jamais esqueceremos.
O lindo de se contar uma história como a Paixão de Cristo é que Ele esta vivo pra nos contagiar com todo seu amor...Esta valendo muito a pena!!!


10ºDia:
(14.02.11-Segunda-Feira)
Com os ensaios agora acontecendo em uma quadra esportiva de uma escola municipal,fica muito mais fácil trabalhar corpo e cena.E é exatamente o que começamos a fazer.
Todos ensaios os atores iniciam com a preparação corporal dada pelo Elton e pela Alliny.
Tenho ficado muito feliz de ver o empenho de cada um,pois não se tratam de artistas profissionais,mas sim de amadores que se voluntariam para participar do espetáculo.E tem gente de toda idade,o que torna o trabalho mais complicado,porém,todos estão concentrados e dispostos a aprenderem tudo o que esta sendo passado.Isso tem feito com que ousemos mais nas cenas que estão sendo montadas.

11º Dia:
(17.02.11-Quinta-Feira)Iniciamos proposta da cena: Entrada triunfal.È o inicio das experimentações de cenas que poderão ir pro palco.
Hoje tambem foi escolhido o ator que representará Jesus.O espetaculo vai ganhando forma aos poucos.
Estamos investindo muito no trabalho fisico,pois todas cenas são desenhadas e partituradas.Estamos buscando um representação não realista.Todo espetaculo é cheio de simbolos,coregrafias e sonoplastias que venham trazer a essencia do que queremos dizer este ano.
12ºDia:
(18.02.11-Sexta-Feira)
Hoje foi um dia muito gostoso.Lemos o texto e apresentamos alguns slides com os desenhos de cena.
É maravilhoso ver tudo ganhando forma, e é maravilhoso ver que somos uma equipe,uma familia.
Teatro,dança e musica evoluindo juntamente com o processo,unidos no mesmo objetivo,isso é uma vitória que há seis anos esperavámos.Sinto que a cada ano as pessoas vão compreendendo mais o significado de tudo isso.
Bom,agora vamos compartilhar as idéias e desenhos de cena:

 Primeiro a disposição geografica do local que comporta aproximadamente 40 mil pessoas.Teremos barracas de guloseimas,praça de alimentação,um palco de show com 24 mts de comprimento,sendo 16 m de boca de cena,por 12m de profundidade e 8 de altura.Um caminho entre o publico separado por grades onde passarão os mambembes que serão os contadores de história, cena da via crucis e cena final.

Serão 5 tablados movéis que desenharão as cenas durante todo o espetaculo( 3 de 80cm de altura,2 de 1,50 m de altura)








Esta é umas cenas propostas"Jesus diante de Pilatos"
Esses palcos funcionaram nas cenas do julagmento de Jesus como um pódio,representando a humilhação que Jesus passou diante dos governadores e lideres religiosos.
"Jesus diante de Herodes"












"Os açoites"
Neste momento Jesus estará no lugar mais alto e seus acusadores no mais baixo,como diz a referencia biblica:"Os humilhados serão exaltados"
"A Crucificação"
 Uma prosposta diferente dos outros anos.Para cena final queremos mostras Jesus assentando no trono celestial
Será que vamos conseguir?
Não perca dia 22 de Abril este maravilhoso espetaculo e descubra se todo esse planejamento de trabalho saiu do papel.






A Partir de agora falaremos do processo de forma mais objetiva,sem as datas especificas,pois agora ja se iniciam as montagens de cena e ensaios especificos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário